Pesquisar este blog

17 de fev. de 2014

Receita: Spaghetti alla Carbonara


 Enquanto eu estava escrevendo o último post eu inevitavelmente pensei na maravilha que é a carbonara, e como eu a conheço desde quando eu era criança e a minha mãe trouxe a receita um dia pra casa. Foi paixão à primeira garfada - o que não é difícil quando, no seu garfo, você tem macarrão+ovo+bacon+queijo. E então me veio a vontade de, depois de anos, fazer a receita e compartilhar a receita aqui no blog. Vam?

Ingredientes (sentido horário): 100g de pancetta (ou bacon, se você não encontrar pancetta), 350g de spaghetti grano duro, 2 dentes de alho inteiros, 50g de manteiga sem sal, 3 ovos, 100g de queijo pecorino, 2 colheres de queijo parmesão, pimenta do reino (o quanto baste).  
 
 Rale os queijos, bata os ovos com (pouco) sal e pimenta, esmague os dentes de alho com uma faca deitada e pique a pancetta. Cozinhe o spaghetti por 10 minutos, enquanto a pancetta frita junto ao alho. Derreta a manteiga em uma frigideira bem grande, e junte a pancetta e o alho (foto). Deixe cozinhando por 5 minutos em fogo médio. A este ponto, o alho já transmitiu sabor à manteiga, e você pode removê-lo.


 Usando um pegador, tire o spaghetti da água e imediatamente adicione à frigideira onde estão a pancetta e a manteiga (foto), sem se preocupar se um pouco de água pingar. NÃO dispense a água do macarrão, você vai precisar de parte da água depois, para deixar o resultado final mais cremoso.
Misture bem o spaghetti à manteiga e a pancetta, e então junte os ovos e 3/4 dos queijos (foto). Levante o spaghetti para que os ovos e o queijo se misturem bem, e então adicione meia concha da água que cozinhou a massa. Assim que estiver tudo misturado, adicione pimenta do reino a gosto, e está pronto para servir (com um pouco mais de queijo por cima, afinal queijo nunca é pouco).
Se na hora que a massa for servida ela estiver mais seca, adicione uma colher da água quente ao prato e misture bem. Este prato é maravilhosamente bem acompanhado de uma taça de Merlot.

Esta é uma adaptação de uma receita publicada na Good Food Magazine. Eis o link para a original.

Um comentário: