Pesquisar este blog

25 de jun. de 2011

Receita: Pancakes


Panquecas pra nós brasileiros são salgadas, e feitas de massa finiiiiiinha, enroladas, recheadas e cobertas com molho. Para os americanos elas são doces, grossas, empilhadas e cobertas com calda doce. Ou seja? De longe não é a mesma coisa. Por isso eu estou chamando essa receita de pancake, e não de "panqueca americana". Eu as conheci quando eu morava lá. Comi no café da manhã uma vez (post aqui) e as fiz em casa outra vez (foto aqui).

Faz um tempo que eu as fiz pela primeira vez aqui no Brasil, na verdade a Letícia as fez pra mim, e me deu a receita. A vontade de postar aqui foi enorme, mas o blog estava naquele hiato inexplicável (alguém aí também acredita em macumba?), e agora achei que fosse justo postar a receita como a primeira da grand... da volta do blog, né.

Pancakes

Juntar:
- 2 copos de farinha
- 2 colheres e meia (chá) de fermento
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- Meia colher (chá) de sal

Acrescentar:
- 2 ovos
- De um e meio a um e 3/4 de copo de leite
- 2 colheres de manteiga (MAN-TEI-GA, feita com leite, sabe?) derretida. Esta deve ser a última a ser acrescentada.

Deixar descansar por 20 minutos na geladeira.

Daqui em diante você pode seguir dois caminhos: fazer em uma chapa ou em uma frigideira de teflon. Eu acho mais fácil e rápido na chapa, além de render mais.

Aqueça a chapa, ou frigideira, e mantenha o fogo baixo, sempre. Derreter manteiga, espalhando por toda a área. Isso deve ser feito antes de cada pancake ser frita.

Despeje a massa com uma concha.

Quando bolhas se formarem na superfície da massa, e as bordas estiverem secando, é hora de virar. Na chapa, use uma espátula, ou...



...fazendo na frigideira, simplesmente vire a pancake da forma clássica. É divertido.

Deixe fritar também do outro lado, retire, e repita o processo com o restante da massa.

Existem diversas formas de servir. Os americanos gostam de comer empilhadas e com maple syrup (foto acima) e mais manteiga por cima. Eu acho que colocar ainda mais manteiga é exagero, já que o ingrediente está na massa e foi usado pra fritar.

Outros bons acompanhamentos:
- Doce de leite (primeira foto do post)
- Requeijão, ou cream-cheese
- Brigadeiro de colher
- Ganache
- Mel
- Geléia de morango, amora, framboesa, mirtilo, ou qualquer outra berry
- Doces de outras frutas, como bananada, goiabada, etc.

Só alguns toques:
- O mesmo de toda receita de massa: não mexa demais quando estiver preparando. Quando juntar os líquidos aos sólidos, misture (com um fouet) somente até ficar homogêneo. Você não quer pancakes borrachudas.
- Como a receita diz, você deve usar de um e meio a um e três quartos de copo de leite. Dica: comece com um e meio e, depois que a massa descansar o tempo necessário, você julga se é preciso ou não adicionar mais leite, caso a massa esteja muito sólida. A massa ideal deve ser cremosa.
- Caso você decida fazer na chapa, muito cuidado com o fogo. Mesmo em fogo baixo suas pancakes podem começar a queimar antes mesmo de cozinharem por dentro. O que eu fiz foi apagar o fogo algumas vezes, depois que a chapa já estava bem quente.
- Onde eu encontro maple syrup? É, eu sei. Difícil encontrar no Brasil. Essa garrafa da foto eu tenho porque meu irmão trouxe dos Estados Unidos mês passado. No Pão de açúcar você encontra só de uma marca (essa aqui)... vale a pena experimentar.

(Obrigado ao meu irmão Cleber pela calda, e à minha dear Letícia pela receita, e pela atuação no vídeo.)

6 comentários:

  1. Meu irmão ficou 6 meses morando nos EUA e qdo voltou disse que comi todo dia panquecas, e chegou a fazer aqui umas 3 vezes, nem sei se é igual a sua receita, mas ficou boa.........E temos aqui em casa essa calda comprada no Pão de Açúcar, é boa, podem comprar........Já fui pros EUA e tem o mesmo gosto das que comi lá, aprovada!

    ResponderExcluir
  2. será q n dá p subistituir o syrup por karo? seria uma alternativa de abrasileirar as coisas...

    ResponderExcluir
  3. Qntas pancakes rende a receita?
    to louca pra fazer!

    ResponderExcluir
  4. Michele: claro que dá! Acredito que deve ficar ótimo aliás. E Alice, rende por volta de umas 12.

    ResponderExcluir
  5. Amoooo! Que delícia, melhor café da manhã!!! Boa idéia!!!

    ResponderExcluir