Pesquisar este blog

26 de set. de 2010

Zena Caffè

Vou falar do Zena Caffè (São Paulo) porque acabei de voltar de lá, e toda vez que volto de lá tenho vontade de mostrar pra todo mundo a maravilha que é se comer bem.

Na verdade, o que me faz sair de casa a qualquer hora pra ir lá é a FOCACCIA. Que você simplesmente não acha igual em nenhum lugar em São Paulo.



A focaccia é feita com uma massa beeeeem fininha, crocante, deliciosa. Essa da foto é a "Da casa", feita com queijo stracchino, típico da região da Lombardia, na Itália, e que está presente em outros pratos do restaurante.

Não tem outra palavra a não ser "perfeita". Mas a minha focaccia preferida nem é essa, mas a de stracchino, figo e prosciutto (o cru), pra mim uma obra-prima do chef Carlos Bertolazzi. Em italiano, o adjetivo que definiria o sabor é: squisito. Peculiar e delicioso.

Depois da focaccia, nós da mesa pedimos os PRATOS PRINCIPAIS


1) Lasagna, que vem "desmontada", muito mais gostosa de comer, com um molho que leva funghi mas tomate e especiarias também. A porção tem o tamanho exato, não é aquele exagero mas também não é pouca coisa. Quer a receita? Clique aqui que o próprio Bertolazzi te ensina a fazer.


2) Canaglia, nome bem apropriado pra um sanduíche bem "cafajeste", no sentido mais roots: aquele "macho" que consegue comer, feliz, um sanduba feito de bife à milanesa, presunto cru, alface, tomate, ovo e cebola fritos. Delicioso e IMENSO.




3) Filé alla milanese. Um dos meus pratos favoritos no mundo todo, agora na versão do Zena. Experimentei hoje. A saladinha é uma delícia, perfumada com balsâmico. O bife, em si, é alto - não é batiiiiiido como se encontra mais comumente nos outros restaurantes -, o que faz com que a carne fique meio mal-passada. Eu adorei, é suculento, gostosudo, enche a boca (sei que soou erótico). E supercrocante.

HORA DA SOBREMESA

A maioria da mesa pediu Focaccia de Nutella. Conheço muita gente que vai até o Zena só pra comer isso, que é uma orgia de chocolate, haha. Não é o que eu mais amo no mundo - muito doce pra mim - mas sei que a imensa maioria das pessoas que vão ao Zena pede essa sobremesa. Experimentei hoje, é, sem dúvida, o que se espera dessa focaccia, o negócio grita NU-TEL-LA. Então tá bom, né? Me deixa que eu vou comer a minha sobremesa mais singela, haha

Eu pedi Panna Cotta, que é, junto com o cheesecake, o doce que eu mais gosto de comer. Se tivesse que escolher uma sobremesa pra comer pra sempre, acho que seria mesmo essa.
Mas é complicado conseguir acertar o ponto da Panna Cotta - muita gente bota gelatina de mais (e fica duuuuuuuuuuro, o doce) ou de menos (e fica molengo, meio nojento). O segredo, ensina Bertolazzi, é a marca do creme de leite fresco, a quantidade de gordura do leite... e a quantidade de gelatina.

Voilà. Saímos todos super-satisfeitos, felizes mesmo. Porque se tem um lugar perfeito pra se almoçar num domingo chuvoso, este lugar é o Zena.

Vai lá!

Zena Caffè - Rua Peixoto Gomide, 1901, Jardins, SP, tel. 11 3081-2158

6 comentários:

  1. Queria saber os preços. Fiquei curiosa...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Já vi você (Lele) falando várias, muitas vezes dessa focaccia no seu twitter e também postando fotos. Faz tempo que estou com vontade de experimentar. Assim que a preguiça me deixar, passarei no Zena que é totalmente fora de mão da minha região. Mas PRECISO comer essa Focaccia.

    Os outros pratos são lindos e nunca provei Panna Cotta, não faço ideia do sabor.

    Tá aí! Quando passar por lá vou pedir a Focaccia (essa da foto que me fez suar) e Panna Cotta.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Lele, eu descobri o Zena apos ler alguns comentários seus a respeito do local.Tenho ido quase toda semana,levado alguns amigos e todos tem adorado.Até comento algo com o @cabertolazzi que sempre é mto gentil.
    Tive a fase da focaccia, e agora tô super apaixonada pelo gnocchi, o bom é que assim vou provando tudo e adorando!Obrigada pela dica Lele, por sua causa eu descobri este restaurante maravilhoso que faço questão de ir sempre, e de levar mais amigos para conhecer.
    Beijo
    @janamedeiros

    ResponderExcluir
  5. Tô querendo esse Canaglia aqui em casa agora!!! Hummm

    ResponderExcluir
  6. MEU DEUS! Quase mordi o monitor! Esse lugar fica na rua DO LADO de onde eu trabalho, certeza q eu vou lá, very very soon! Também queria saber os valores... pra ir preparada! hahaha! Arrasou no post ;*

    ResponderExcluir